PLANO DE AULA
Tema:
Kandinsky/ Abstracionismo
Título:
“Uma forma de olhar e sentir”: Um estudo do Abstracionismo de Kandinsky.
Conteúdos:
·
Abstracionismo;
·
Biografia de Kandinsky;
·
Pintura
·
Cor e a música no processo criativo
Objetivos
Objetivo
Geral:
Explorar o trabalho com a cor a partir de
exercícios de abstração em Kandinsky, visando à compreensão da linguagem da
pintura.
Objetivos
Específicos:
·
Apresentar aos alunos o conceito de
abstracionismo;
·
Conhecer a biografia do artista Wassily
Kandinsky;
·
Desenvolver reflexões a cerca da importância
da cor na obra de arte;
·
Identificar as cores e formas nas produções
de Kandinsky a partir de exercícios de
leitura e analise de imagens;
·
Compreender a relação das cores, formas e da
música no processo criativo do artista através da compreensão do processo
criativo do artista;
·
Realizar dinâmica de grupo para fixação do
conteúdo, refletindo sobre as atividades
realizadas;
Recursos
Metodológicos:
·
Aparelho de multimídia;
·
Notebook;
·
Texto impresso;
·
Papel A4;
·
Papel A3;
·
Tinta Guache de diversas cores;
·
Pincéis de diversos tamanhos e formatos;
·
Bandeja de isopor para misturar as tintas;
·
Copo descartável para colocar água;
·
Revistas;
·
Imagens impressas;
·
Aparelho de som com Pen drive;
·
Fita adesiva;
·
Tesoura;
·
Cola;
·
Papel Paraná.
Estratégias
de Ensino:
A história do Abstracionismo e a biografia do
artista serão apresentadas aos alunos em Power point, no aparelho de
multimídia. Através de texto impresso, o qual será lido junto com os alunos e
explicado sobre a história da pintura e a importância das cores para o artista, bem como para o campo da pintura.
Será realizada leitura de imagem a partir da produção de Kandinsky, através de
questionamentos a cerca do que eles veem nas obras. Outra estratégia será
realizar com os alunos uma Dinâmica de grupo para fixação do conteúdo. Propor
aos alunos uma atividade de sensibilização através de diversos sons e cores,
relacionando-as com o artista Kandinsky. Realizar atividade com várias imagens
coloridas de revistas para entendimento a cerca da importância das cores na pintura em exercícios de colagem e experimentação das
cores. Outra estratégia será realizar um trabalho final de pintura em grupo,
onde a participação de todos será necessária para que a atividade fique
completa.
Avaliação:
A avaliação acontecerá a
partir da intervenção da acadêmica-professora realizada ao longo de 10h/aula.
Será utilizado como instrumento de avaliação, o percurso realizado pelos alunos,
a participação e a realização das atividades, a oralidade. Os critérios de
avaliação serão a observação durante as atividades de conversação em que se
utilizam questionamentos oral e escrito através de 03 questões a serem
respondidas sobre o conteúdo. Considerando cada criança única e com suas
limitações, individualidade, companheirismo e entendimento da atividade
proposta durante a realização das mesmas.
Carga
Horária:
10 horas/aula
Período vespertino
Descrição
e Organização das aulas:
As aulas serão realizadas em três períodos: dois
períodos com três aulas e um com quatro aulas.
1º
dia:
No primeiro momento a acadêmica-professora se apresentará e em seguida os
alunos. Para iniciar a aula será necessária a apresentação do tema, como e em
quantas aulas serão realizadas as atividades propostas. Será feita a
apresentação em Power point com a história do abstracionismo e a relação do
artista kandinsky, como também a sua biografia e a relação que o artista tinha
com a música.
Durante as explicações os
alunos poderão realizar perguntas ou intervenções relacionadas com o conteúdo.
Após as explicações realizaremos a leitura de imagens. Os alunos serão
divididos em grupos de no máximo 05 crianças, serão distribuídas obras
impressas de Kandinsky aos alunos e serão feitos alguns questionamentos sobre o que eles
estão vendo nas obras, quais cores, formas, quais sentimentos e sensações as imagens lhes causam através de uma
tabela, que será entregue uma para cada grupo fazer anotações a cerca do que
estão vendo. Sendo assim eles poderão fazer comparações entre uma imagem e
outra.
Em seguida será
realizada uma atividade com diversos tipos de música, ritmos e velocidades,
será distribuído aos alunos bandejas com algumas tintas, pincel e uma folha de
papel A3 na qual eles ao ouvirem a música terão que utilizar somente a cor e
através de pinceladas que representem a intensidade, a velocidade, o ritmo,
porém sem utilizar nenhum tipo de símbolo, figura ou desenho, apenas
pinceladas. Sendo assim os alunos poderão experimentar as possibilidades da cor
que serão pintadas nas folhas distribuídas e com as cores escolhidas.
2º dia: Iniciar a aula com uma conversa
a respeito da atividade realizada na aula passada, perguntar aos alunos como
foi à realização da atividade, se eles gostaram de realizá-la. Em seguida
distribuir o texto sobre a relação das cores com a pintura, fazer a leitura com
os alunos explicando e tirando as dúvidas conforme os questionamentos. Após
distribuir 01 folha de papel A4, um pedaço de papel em branco com um buraco
feito no meio e imagens de revistas que
tenham cores expressivas e em contrastes: Cada aluno deverá passar o papel com
o buraco em cima da imagem e selecionar uma parte que seja significativa, que
lhe desperte algum interesse. Então deverá fazer um zoom na imagem, ampliando-a
em tamanho A4, podendo utilizar apenas a tinta, pois assim o aluno vai experienciar
o trabalho com a cor. Outra atividade a ser realizada os alunos terão que
experienciar a cor a partir de pincelada com alternância de cor, mas dando
origem as três formas básicas. A folha deve ser toda preenchida, e os alunos
deverão explorar ao máximo as possibilidades de composição com a cor.
3º
dia:
Iniciar a aula com uma dinâmica para fixação do conteúdo e descontração dos
alunos. A
atividade será realizada a partir das músicas The Entertainer de Chopin, Fur
Elise – Beethoven e a 9ª Sinfonia de Beethoven, músicas essas ouvidas por
Kandinsky enquanto pintava. Serão distribuídas cinco frases afirmativas
(certo e errado) para cada aluno relacionadas ao conteúdo estudado, eles
deverão caminhar pela sala e perguntar se concordam com a afirmativa, somente
uma pergunta para cada colega participante.
Cada aluno vai ser procurado
por pelo menos cinco colegas para responder, será explicado que deverá ser
escrito “s” para sim e “n” para não e o nome do colega que
respondeu na frente da resposta. Conforme terminada as perguntas faremos uma
roda com as cadeiras para discutirmos as respostas e verificar se todos
acertaram e a professora-acadêmica poderá complementar se necessário.
Em seguida a
professora-acadêmica dividirá a turma em cinco grupos de quatro alunos,
entregar ao grupo uma obra e propor que eles explorem os elementos empregados
pelo artista, em seguida distribuir para cada aluno do grupo uma folha de papel
A4, um pincel e tinta guache, também receberá um envelope contendo indicações
de quais formas e cores cada um poderá utilizar na sua produção. Ao final da
atividade será montado um painel em papel Paraná com as pinturas realizadas com
a orientação da professora-acadêmica, mas principalmente deixar os alunos
decidirem como será a composição do painel.
Todas as atividades serão recolhidas e depois
de devolvidas e expostas no mural da escola.
Referências:
KANDINSKY, Wassily. Do Espiritual na Arte/Wassily Kandinsky; [tradução Álvaro Cabral] –
2ª ed. – São Paulo: Martins Fontes, 1996.
GUIMARÃES, Luciano. A cor como informação: a construção biofísica, linguística e
cultural da simbologia das cores/Luciano Guimarães. – São Paulo: Annalube,
2000.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual/Dondis A. Donis; [tradução Jefferson
Luiz Camargo] – 2ª ed. – São Paulo: Martins Fontes, 1997.
ÁRGAN, Giulio Carlo, 1909 – 1992. Arte Moderna/Giulio Carlo Árgan:
[tradução Denise Bottmann e Frederico Caratti] – 2ª ed. – São Paulo: Companhia
das Letras, 1992.
KRAUBE, Anna-Carola. História da Pintura: Do Renascimento aos nossos dias; [tradução do
alemão: Ruth Correia e Miriam Tomás-Medeiros] – 2000.
Por Professor Lindomar
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