terça-feira, 1 de julho de 2014

Planejamento Anos Iniciais - Kandinky



PLANO DE AULA


Tema: Kandinsky/ Abstracionismo

Título: “Uma forma de olhar e sentir”: Um estudo do Abstracionismo de Kandinsky.

Conteúdos:
·         Abstracionismo;
·         Biografia de Kandinsky;
·         Pintura
·         Cor e a música no processo criativo

Objetivos

Objetivo Geral:
Explorar o trabalho com a cor a partir de exercícios de abstração em Kandinsky, visando à compreensão da linguagem da pintura.

Objetivos Específicos:
·         Apresentar aos alunos o conceito de abstracionismo;
·         Conhecer a biografia do artista Wassily Kandinsky;
·         Desenvolver reflexões a cerca da importância da cor na obra de arte;
·         Identificar as cores e formas nas produções de Kandinsky a partir de exercícios de leitura e analise de imagens;
·         Compreender a relação das cores, formas e da música no processo criativo do artista através da compreensão do processo criativo do artista;
·         Realizar dinâmica de grupo para fixação do conteúdo, refletindo sobre as atividades realizadas;


Recursos Metodológicos:
·         Aparelho de multimídia;
·         Notebook;
·         Texto impresso;
·         Papel A4;
·         Papel A3;
·         Tinta Guache de diversas cores;
·         Pincéis de diversos tamanhos e formatos;
·         Bandeja de isopor para misturar as tintas;
·         Copo descartável para colocar água;
·         Revistas;
·         Imagens impressas;
·         Aparelho de som com Pen drive;
·         Fita adesiva;
·         Tesoura;
·         Cola;
·         Papel Paraná.

Estratégias de Ensino:
A história do Abstracionismo e a biografia do artista serão apresentadas aos alunos em Power point, no aparelho de multimídia. Através de texto impresso, o qual será lido junto com os alunos e explicado sobre a história da pintura e a importância das cores para o artista, bem como para o campo da pintura. Será realizada leitura de imagem a partir da produção de Kandinsky, através de questionamentos a cerca do que eles veem nas obras. Outra estratégia será realizar com os alunos uma Dinâmica de grupo para fixação do conteúdo. Propor aos alunos uma atividade de sensibilização através de diversos sons e cores, relacionando-as com o artista Kandinsky. Realizar atividade com várias imagens coloridas de revistas para entendimento a cerca da importância das cores na pintura em exercícios de colagem e experimentação das cores. Outra estratégia será realizar um trabalho final de pintura em grupo, onde a participação de todos será necessária para que a atividade fique completa.

Avaliação:
A avaliação acontecerá a partir da intervenção da acadêmica-professora realizada ao longo de 10h/aula. Será utilizado como instrumento de avaliação, o percurso realizado pelos alunos, a participação e a realização das atividades, a oralidade. Os critérios de avaliação serão a observação durante as atividades de conversação em que se utilizam questionamentos oral e escrito através de 03 questões a serem respondidas sobre o conteúdo. Considerando cada criança única e com suas limitações, individualidade, companheirismo e entendimento da atividade proposta durante a realização das mesmas.

Carga Horária:
10 horas/aula
Período vespertino

Descrição e Organização das aulas:
As aulas serão realizadas em três períodos: dois períodos com três aulas e um com quatro aulas.
1º dia: No primeiro momento a acadêmica-professora se apresentará e em seguida os alunos. Para iniciar a aula será necessária a apresentação do tema, como e em quantas aulas serão realizadas as atividades propostas. Será feita a apresentação em Power point com a história do abstracionismo e a relação do artista kandinsky, como também a sua biografia e a relação que o artista tinha com a música.
Durante as explicações os alunos poderão realizar perguntas ou intervenções relacionadas com o conteúdo. Após as explicações realizaremos a leitura de imagens. Os alunos serão divididos em grupos de no máximo 05 crianças, serão distribuídas obras impressas de Kandinsky aos alunos e serão feitos alguns questionamentos sobre o que eles estão vendo nas obras, quais cores, formas, quais sentimentos e sensações as imagens lhes causam através de uma tabela, que será entregue uma para cada grupo fazer anotações a cerca do que estão vendo. Sendo assim eles poderão fazer comparações entre uma imagem e outra.
 Em seguida será realizada uma atividade com diversos tipos de música, ritmos e velocidades, será distribuído aos alunos bandejas com algumas tintas, pincel e uma folha de papel A3 na qual eles ao ouvirem a música terão que utilizar somente a cor e através de pinceladas que representem a intensidade, a velocidade, o ritmo, porém sem utilizar nenhum tipo de símbolo, figura ou desenho, apenas pinceladas. Sendo assim os alunos poderão experimentar as possibilidades da cor que serão pintadas nas folhas distribuídas e com as cores escolhidas.
            2º dia: Iniciar a aula com uma conversa a respeito da atividade realizada na aula passada, perguntar aos alunos como foi à realização da atividade, se eles gostaram de realizá-la. Em seguida distribuir o texto sobre a relação das cores com a pintura, fazer a leitura com os alunos explicando e tirando as dúvidas conforme os questionamentos. Após distribuir 01 folha de papel A4, um pedaço de papel em branco com um buraco feito no meio e imagens de revistas que tenham cores expressivas e em contrastes: Cada aluno deverá passar o papel com o buraco em cima da imagem e selecionar uma parte que seja significativa, que lhe desperte algum interesse. Então deverá fazer um zoom na imagem, ampliando-a em tamanho A4, podendo utilizar apenas a tinta, pois assim o aluno vai experienciar o trabalho com a cor. Outra atividade a ser realizada os alunos terão que experienciar a cor a partir de pincelada com alternância de cor, mas dando origem as três formas básicas. A folha deve ser toda preenchida, e os alunos deverão explorar ao máximo as possibilidades de composição com a cor.
3º dia: Iniciar a aula com uma dinâmica para fixação do conteúdo e descontração dos alunos. A atividade será realizada a partir das músicas The Entertainer de Chopin, Fur Elise – Beethoven e a 9ª Sinfonia de Beethoven, músicas essas ouvidas por Kandinsky enquanto pintava. Serão distribuídas cinco frases afirmativas (certo e errado) para cada aluno relacionadas ao conteúdo estudado, eles deverão caminhar pela sala e perguntar se concordam com a afirmativa, somente uma pergunta para cada colega participante.
Cada aluno vai ser procurado por pelo menos cinco colegas para responder, será explicado que deverá ser escrito “s” para sim e “n” para não e o nome do colega que respondeu na frente da resposta. Conforme terminada as perguntas faremos uma roda com as cadeiras para discutirmos as respostas e verificar se todos acertaram e a professora-acadêmica poderá complementar se necessário.
Em seguida a professora-acadêmica dividirá a turma em cinco grupos de quatro alunos, entregar ao grupo uma obra e propor que eles explorem os elementos empregados pelo artista, em seguida distribuir para cada aluno do grupo uma folha de papel A4, um pincel e tinta guache, também receberá um envelope contendo indicações de quais formas e cores cada um poderá utilizar na sua produção. Ao final da atividade será montado um painel em papel Paraná com as pinturas realizadas com a orientação da professora-acadêmica, mas principalmente deixar os alunos decidirem como será a composição do painel.
Todas as atividades serão recolhidas e depois de devolvidas e expostas no mural da escola.

Referências:
KANDINSKY, Wassily. Do Espiritual na Arte/Wassily Kandinsky; [tradução Álvaro Cabral] – 2ª ed. – São Paulo: Martins Fontes, 1996.

GUIMARÃES, Luciano. A cor como informação: a construção biofísica, linguística e cultural da simbologia das cores/Luciano Guimarães. – São Paulo: Annalube, 2000.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual/Dondis A. Donis; [tradução Jefferson Luiz Camargo] – 2ª ed. – São Paulo: Martins Fontes, 1997.

ÁRGAN, Giulio Carlo, 1909 – 1992. Arte Moderna/Giulio Carlo Árgan: [tradução Denise Bottmann e Frederico Caratti] – 2ª ed. – São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

KRAUBE, Anna-Carola. História da Pintura: Do Renascimento aos nossos dias; [tradução do alemão: Ruth Correia e Miriam Tomás-Medeiros] – 2000.

Por Professor Lindomar


Nenhum comentário:

Postar um comentário