PLANO DE AULA
Tema:
Kandinsky/ Abstracionismo
Título:
“Uma forma de olhar e sentir”: Um estudo do Abstracionismo de Kandinsky.
Conteúdos:
·
Biografia de Kandinsky
·
Abstracionismo
·
Cor e Musica no processo criativo
·
Pintura
·
Elemer Finger (componente Interdisciplinar)
Objetivos
Objetivo
Geral:
Desenvolver com os alunos da educação
Infantil um espaço de vivencia com a cor a partir do trabalho de Wassily
Kandinsky.
Objetivos
Específicos:
·
Contar a biografia do artista em forma de
história em quadrinho;
·
Conversar com os alunos sobre o conceito de abstracionismo;
·
Relacionar as obras de Kandinsky com as cores
e os ritmos musicais;
·
Conhecer a partir de imagens a produção de
Kandinsky;
·
Experienciar os materiais pictóricos em
atividades de vivência com a cor;
·
Mediar aspectos básicos biográficos de Elemer
Finger.
·
Relacionar a produção de Kandinski com a
produção de Elemer Finger;
Recursos
Metodológicos:
·
História em quadrinho criada no software
HagáQuê impresso em papel ofício
·
Papel A4
·
Tinta Guache de diversas cores
·
Pincéis de diversos tamanhos e formatos
·
Bandeja de isopor para colocar as tintas
·
Copinho descartável para colocar água
·
Papel kraft
·
Imagens impressas
·
Aparelho de som com CD
·
CD de música
·
Fita adesiva
Estratégias
de Ensino:
A biografia do artista será
apresentada aos alunos através de história em quadrinhos de autoria da própria
acadêmica-professora através do Software HagáQuê. A historia será trabalhada em
forma impressa para mostrar às crianças a relação da música na vida dos
artistas, Kandinsky sendo músico utilizava-se da música para pintar, a música o
inspirava e o Elemer é fotógrafo e músico, assim, tendo verdadeira paixão pela
música. Outra estratégia será a explicação a partir de conversa sobre a arte
mais especificamente sobre o abstracionismo dando
ênfase a cor e musica por causa do artista pesquisado. Será feita leitura de
imagem a partir da produção Kandinsky sendo que os alunos receberão a imagem em
papel impresso. A leitura de imagem será feita a partir de questionamentos. Outra
estratégia importante será levar os alunos até o estúdio do artista local
Elemer Finger para a realização de uma roda de conversa com as crianças a onde
as perguntas serão orientadas pela professora-acadêmica.
Avaliação:
A avaliação acontecerá a
partir da intervenção da acadêmica-professora realizada ao longo de 10h/aula.
Será utilizado como instrumento de avaliação, o percurso realizado pelas
crianças, respeitando o tempo e as possibilidades de cada um. Os critérios de
avaliação serão a observação durante as atividades de conversação em que se
utilizam os questionamentos, perguntas e participação. Considerando cada
criança única e com suas limitações, individualidade, companheirismo e
entendimento da atividade proposta durante a realização da mesma.
Descrição
e Organização das aulas:
1º dia:
Das 07h às 8h30 – Horário de chegada dos alunos no CMEI.
Os alunos chegam entre 07 e 8h30 e são levados por
seus pais para sala a onde serão recepcionados pela acadêmica-professora que os
encaminhará aos seus lugares e fará a distribuição de jogos para as crianças
brincarem até que cheguem todos. Tal encaminhamento é feito conforme a rotina
do CMEI.
As 8h30 as crianças vão tomar seu café da manhã, no
retorno farão sua higiene. Em seguida na sala de aula faremos uma brincadeira
de roda. Após o café (entre 9h e 9h15) acontecerá o momento das atividades,
primeiramente a acadêmica-professora vai se apresentar e em seguida os alunos.
Na seqüência dando inicio as atividades os alunos serão convidado a sentar no
chão faremos um círculo onde será iniciada a história em quadrinho a qual será
contada de forma lúdica, mostrando para as crianças quem foi Kandinsky, o que
ele fazia, onde morava que tipo de pintura realizava, quais elementos ele
utilizava nas suas pinturas por que gostava tanto de música, que tipo de música
ele ouvia enquanto pintava e aos poucos introduzindo a relação do artista local
Elemer através da música.
Na sequência será colocada
a música Loving You Kenny G e serão distribuídas imagens impressas de Kandinsky
para que os alunos conheçam o trabalho do artista. Após os alunos olharem para
as imagens, a musica será desligada e será feito um momento de conversação. Serão feitos alguns questionamentos sobre o
que eles estão vendo nas obras, quais cores, formas, quais sentimentos e sensações as imagens lhes causam.
A partir da conversação com os alunos, será feito
um momento de experiência artística, os materiais como:
pincéis de diversos tamanhos, tinta guache, bandeja de isopor para colocação
das tintas, serão disponibilizados aos alunos.
Os alunos serão encaminhados as suas carteiras, e receberão uma folha de papel
A4, as tintas e os pincéis estarão à disposição dos alunos, para que o aluno
escolha os materiais que tem interesse de experienciar, será lembrado aos
alunos que cada um deve pintar com as cores escolhidas e no ritmo da música.
A atividade será realizada a partir das músicas The
Entertainer de Chopin, Fur Elise – Beethoven e a 9ª Sinfonia de Beethoven,
músicas essas ouvidas por Kandinsky enquanto pintava.
Após o término da atividade
recolherei os trabalhos e encaminharei as crianças para que façam a limpeza dos
materiais e a higiene de cada criança. O almoço é servido ás 10h30 a onde
encaminharei todos ao refeitório e após para a sala onde as crianças serão
organizadas para o sono.
2º dia:
No segundo dia de atividades, os alunos primeiro
serão levados ao café da manhã e em seguida a higiene. Na sequência será realizada
uma roda de conversa para discutirmos como foi à atividade do dia anterior, se
as crianças gostaram de realizá-la, o que elas sentiram, se gostaram das
músicas, das cores. Em seguida apreciaremos
todas as produções realizadas. Na sequência será montado um painel em
papel Kraft a onde as crianças deverão colocar suas obras de acordo com a
vontade de cada criança o qual deverá ser colocado num espaço de exposições.
Enquanto o painel vai sendo montado será explicado
aos alunos como será realizado o passeio no estúdio do artista Elemer Finger,
como será a visita, que eles primeiro deverão ouvir o artista e que em seguida
poderão fazer perguntas as quais serão orientadas pela professora-acadêmica. Sairemos
do CMEI às 9h30. Chegando ao local organizaremos uma roda de conversa para que
o artista faça sua fala e em seguida as crianças façam suas perguntas. Chegando
ao CMEI encaminharei as crianças as suas carteiras e faremos uma breve conversa
para saber se elas entenderão a relação de Kandinsky e o artista Elemer e
também se gostaram do passeio realizado. Na sequência seguiremos a rotina das crianças com o almoço e o sono.
O painel será recolhido e posteriormente devolvido
ao CMEI para exposição.
Referências:
KANDINSKY, Wassily. Do Espiritual na arte em
particular/Wassily Kandinsky; [tradução Álvaro Cabral] – 2ª ed. – São Paulo:
Martins Fontes, 1996.
GUIMARÃES, Luciano. A cor como informação: a construção
biofísica, linguística e cultural da simbologia das cores/Luciano Guimarães. –
São Paulo: Annalube, 2000.
ARHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma
psicologia da visão criadora: nova versão/Rudolf Arheim; [tradução de Ivonne
Terezinha de Faria] – São Paulo: Pioneira Thomson Leaerning, 2002.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem visual/Dondis
A. Donis; [tradução Jefferson Luiz Camargo] – 2ª ed. – São Paulo: Martins
Fontes, 1997.
ÁRGAN, Giulio Carlo, 1909 – 1992. Arte
Moderna/Giulio Carlo Árgan: [tradução Denise Bottmann e Frederico Caratti] – 2ª
ed. – São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
Disponível em: http://www.infoescola.com/artes/kandinsky/02/10/2012/
|
Boa tarde! Obrigada por compartilhar. Ajudou-me bastante.
ResponderExcluir