terça-feira, 1 de julho de 2014

PROJETO EDUCAÇÃO INFANTIL




TEMA: “UMA DIFERENTE FORMA DE OLHAR ATRAVÉS DO ABSTRACIONISMO”

CONTEÚDO:
Abstracionismo

JUSTIFICATIVA:
            O mundo é repleto de símbolos e significados que possibilitam grandes descobertas em qualquer fase da vida. A arte possibilita o desenvolvimento de atitudes essenciais para o indivíduo como o senso crítico, a sensibilidade e a criatividade. No processo de aprendizagem em Artes Visuais, o aluno exterioriza seu mundo interno, sua personalidade e seu modo de ver e de sentir as coisas. Ele traça um percurso de criação e construção individual que envolve escolhas experiências pessoais, aprendizagens, relação com materiais e sentimentos. A criação é objeto do aluno, mas cabe ao professor alimentar as criações do mesmo de forma intencional, oferecendo propostas e experiências variadas.
            Na atualidade, apesar de vivenciarmos essas transformações da pintura, notável se faz a existência de um preconceito com relação às pinturas abstratas por parte da maioria dos alunos que as vêem comumente, como obras sem sentido, fáceis de fazer, sem significado e/ou como algo distante de sua realidade. O mesmo ocorre com as crianças pequenas que não têm muito contato com obras de arte, as quais parecem apresentar dificuldades de leitura e intepretação.
            É importante trabalhar o abstracionismo com as crianças desde a Educação Infantil, orientando a apreciação para que todos ampliem seu repertório e conheçam as variedades de representações artísticas. Com os pequenos, o foco deve ser direcionado para os procedimentos, destacando também as formas e as ferramentas adotadas pelos artistas para produzir as obras, assim como a quantidade de tinta utilizada o percurso da pintura e os sentimentos causados por ela. É papel do educador instigar a turma a pensar e a fazer comentários sobre isso.

OBJETIVO GERAL:
    Ampliar o conhecimento de mundo, comunicar e expressar pensamentos e sentimentos por meio de expressões abstratas dentro das artes visuais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·                    Conhecer as criações artísticas deste estilo e a biografia do artista escolhido: Wassily Kandisnski;
·                    Desenvolver sua criatividade através dos sentimentos proporcionados pela pintura abstrata;
·                    Expressar-se livremente através da pintura;
·                    Aprender a valorizar o fazer artístico;
·                    Trabalhar de acordo com suas necessidades, interesses e ritmo próprio;
·                    Compreender a importância de se produzir um trabalho original e não cópias;
·                    Produzir sua própria obra de arte.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

O abstracionismo, inaugurado por Kandinsky por volta de 1910, tem como pressuposto básico a realização de uma arte independente do mundo externo e da realidade visível, ou seja, uma obra composta apenas por elementos puros, como as formas, as linhas e as cores. Também chamado de “arte abstrata”, este movimento se desenvolveu em várias vertentes, até passar a ser o traço predominante de toda produção artística realizada ao longo do século 20.
O abstracionismo contrapôs uma recusa radical a qualquer espécie de representação. Em outras palavras, não se tratava mais de ver os objetos do mundo com novos olhos, mas de criar um universo à parte, uma realidade autônoma, criada pelo próprio artista. Era isso o que Kandinsky queria dizer com uma de suas frases mais célebres: "Criar uma obra de arte é criar um mundo".
            Wassili Kandinsky (1866 - 1944), é considerado pioneiro na realização de pinturas não-figurativas com Primeira Aquarela Abstrata (1910) e a série Improvisações (1909/1914).  O próprio Kandinsky conta, com simplicidade, como chegou à pintura abstrata. Entrando certa vez no atelier deu de olhos num quadro de sua autoria, colocando de tal maneira que não percebeu de imediato o conteúdo, isto é, aquilo que o quadro figurativamente representava. Percebeu apenas a forma, entendida, no caso, como as linhas e cores, sem representação figurativa. Sem nada representarem figurativamente, as cores e linhas do quadro lhe pareceram dotadas de particular e intensa beleza. Corrigindo a posição do quadro e percebendo agora o conteúdo, verificou que as linhas e cores perdiam a particular e intensa beleza, que antes possuíam. Esse fato banal intrigou Kandinsky, estudioso de teosofia e inclinado às especulações do conhecimento supra-sensível. A propósito, fez inteligentes observações reunidas em livro - O Espiritual na Arte. Observou, entre outras coisas, que uma forma e uma cor vermelha, sem qualquer representação das realidades visuais, isto é, sem conteúdo, podem nos despertar ou comunicar as mesmas sensações e sentimentos quando reproduzem o telhado de uma casa, a saia de uma camponesa ou o manto de um antigo soldado romano. Podem nos sugerir sentimentos de calma ou de agitação, energia ou brandura, movimento ou imobilidade, etc., com a mesma eloqüência das formas figurativas.
Observou ainda Kandinsky que as formas e cores abstratas se dirigem mais à nossa percepção sensível do que à nossa percepção intelectual. Desse modo, mesmo um analfabeto pode sentir e não entender uma pintura abstrata, pois ali nada existe para 'entender' no sentido comum desta palavra. Desta forma, sentida por todas as pessoas, independentemente de seus níveis culturais, dizia Kandinsky ser a pintura abstrata linguagem por excelência universal de comunicação. Finalmente, Kandinsky observou que a pintura abstrata, nos desperta sentimentos, reações e associações de idéias mais livres, variadas e múltiplas. Diante de um quadro abstrato, a sensibilidade de cada um reage com liberdade, à sua maneira, peculiar, ao passo que na pintura figurativa a sensibilidade fica presa ou dirigida pelo que está realisticamente sem vibração.


DESENVOLVIMENTO:

Estratégias e recursos da aula

·                    Antes de iniciar a atividade é preciso conversar com os alunos, apresentar o artista compartilhar os fundamentos teóricos sobre o tema: “abstracionismo”, ou pintura abstrata. Questionar as crianças sobre as características do estilo da pintura abstrata que tem em sua composição, linhas, cores, formas geométricas e diferentes texturas, quais sentimentos elas lhes causam;
1- Colocar uma música agradável e apresentar algumas imagens de obras abstratas para as crianças apreciarem e fazer os seguintes questionamentos:
·                    Quais as cores mais usadas pelo artista?
·                    Qual o tema escolhido pelo artista?
·                    Quais as formas usadas na obra?
·                    Que sentimentos as obras causam nelas (crianças)?
·                    Em seguida explicar as etapas para a realização da atividade;
·                    Organizar a turma em grupos de trabalho.

2-Dividir a cartolina, traçando um quadriculado de acordo com o número de alunos, (os quadros deverão ter o tamanho de meia folha de ofício). Numerar os quadros de acordo com o número de alunos (pode escrever o nome de cada aluno no seu pedaço)

3-Desenhar com o pincel atômico preto, uma linha, podendo ser, curva, reta, sinuosa ou formas geométricas, no lado da cartolina em branco.

4 - Recortar o quadriculado da cartolina, em seguida, distribuir os quadrados para todas as crianças pintarem.

5 – No dia seguinte, distribuir na roda os trabalhos de cada criança, elas deverão apreciar as pinturas dos colegas. Em outra cartolina, orientando as crianças na colagem coletiva. Elas devem colar um quadrado ao lado do outro, seguida a sequência do número do seu cartão. Ao final estará pronto o painel coletivo e poderá ser exposto na sala ou em outro local.

6-Nessa aula as crianças irão montar o painel.

Material Necessário:

1-             Cartolina branca (uma ou duas folhas, de acordo com o  número de alunos).                                      
2-             Tinta guache, várias cores incluindo o branco, caso necessite clarear um tom de cor.
3-              Pincéis chatos, grossos, médio e fino.
4-             Pote para colocar as tintas.
5-             Deposito com água para lavagem de pincéis a cada mudança de cor.
6-             Retalhos de tecidos para enxugar os pincéis.
7-             Pincel atômico preto;
8-             Cola;
9-             Tesoura;
10-          Aparelho de som;
11-          CD de música de preferência instrumental.

CULMINÂNCIA

Exposição do Painel montado com os trabalhos de todas as crianças.

CRONOGRAMA:

04 Aulas de no mínimo 50 minutos cada.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Kandinsky, Wassily. Do Espiritual na Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1996,
Kandinsky, Wassily. Ponto e Linha sobre o Plano. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Kandinsky, Wassily. Olhar sobre o Passado. São Paulo: Martins Fontes, 1991,
FUSARI, M. R.; FERAZ , M. Metodologia do Ensino de Arte. 2ª Ed. São Paulo: Cortez, 1993
SOUZA, A.C. Coleção Novos Caminhos - Formação Continuada na Sala de Aula:
Música, Movimento e Artes visuais. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2006.

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