PLANO DE ENSINO
Tema
Principal: Curitibanos
Título: A
Pintura nas aulas de arte. “O ato de
pintar como ato investigativo de produzir imagens”.
Conteúdos:
·
História da arte;
·
Arte Moderna
·
Abstracionismo;
·
Piet Mondrian;
·
Wassily Kandinsky;
·
Pintura;
·
Elementos da linguagem visual;
·
Cor e a música no processo criativo;
·
Paisagens de Curitibanos
Objetivos
Objetivo
Geral:
Explorar as múltiplas e complexas dimensões
que envolvem o ato de pintar desde a Educação Infantil aos anos iniciais, e as importantes
concepções as quais o professor orienta e aproxima os saberes e fazeres
envolvidos na educação nas aulas de arte, visando ainda à compreensão da
linguagem da pintura e estabelecendo relações que a criança tem com a cor e a
pintura no contexto educacional.
Objetivos
Específicos:
·
Apresentar o alunos (as) o conceito de
abstracionismo;
·
Conhecer biografia dos artistas Mondrian e
Kandinsky;
·
Compreender o que foi o modernismo e qual a
sua relação com o abstracionismo;
·
Construir junto com os alunos o conceito de
como trabalhar a cor e a pintura nas aulas de arte;
·
Discutir a postura de ser um professor de
arte;
·
Propiciar a valorização dos conteúdos de arte
e a contextualização histórica a partir de
estudos de imagens e textos;
·
Desenvolver reflexões a cerca da importância
da cor na obra de arte;
·
Experienciar
o fazer artístico a partir da linguagem da pintura em exercícios de abstração;
·
Identificar cores, formas e os elementos da
linguagem visual nas produções de Mondrian e Kandinsky
a partir de exercícios de leitura e análise de imagens;
·
Compreender a relação das cores, formas e da
música no processo criativo de Kandinsky;
·
Proporcionar aos alunos (as) vivências
significativas em arte, para que cada um possa realizar produções individuais e
coletivas;
·
Experiênciar
o fazer artístico a partir da linguagem da pintura em exercícios de abstração;
·
Fazer
leituras de imagem explorando a forma como o artista utilizou os elementos da
linguagem visual (cores, linhas e formas).
·
Fazer
leituras de imagem explorando a forma como o artista utilizou os elementos da
linguagem visual (cores, linhas e formas).
·
Realizar com os alunos (as) a produção de um
portfólio para possibilitar a percepção e evolução dos exercícios realizados.
Recursos Metodológicos:
Para realização das atividades
propostas, será utilizado como recursos: aparelho de multimídia, notebook,
texto impresso, Papéis A4 e A3 de diversas cores, tinta guache nas diversas
cores, pincéis para pintura, aparelho de som com pen drive, revistas, jornais, fita
adesiva, tesoura, cola e papel Kraft.
Estratégias
de Ensino:
A história do Abstracionismo e uma breve biografia
dos artistas Mondrian e Kandinsky serão apresentadas em Power Point, no
aparelho de multimídia. Explicar o que foi o período modernista e qual sua
relação com o abstracionismo, quando surgiu, porque os artistas trabalhavam
daquela maneira e porque eles faziam parte deste período da história da arte.
Estabelecer relações da importância da história da arte, nas aulas de arte, com
seu processo e evolução.
Através
do alfabeto visual mostrar os elementos da linguagem visual, fazendo relações
com as obras dos artistas. Com um texto impresso sobre o conceito de pintura
realizar discussões de como ela deve acontecer nas aulas de artes com crianças
de 06 (seis) a 09 (nove) anos.
Será
realizada ainda leitura de imagem a partir da produção dos artistas, através de
questionamentos a cerca do que eles vêem nas obras. Realizar atividades de
escrita, onde eles (as) deverão responder as seguintes perguntas: O que eu vejo,
o que eu sinto e o que isso me lembra? Será realizada uma prática artística
segundo análise de duas obras de Mondrian.
Para iniciar a atividade de
releitura realizar discussões de como é realizar uma releitura, o quão
importante é explicar aos alunos o que é uma releitura, e que fazer uma
releitura da obra do artista não é realizar uma cópia, mas de realizar um
trabalho a partir da obra do artista trabalhado. Após tal discussões utilizar duas obras figurativas
do início da carreira de Kandinky e realizar a releitura estabelecendo relações
com as paisagens de Curitibanos e a obra do artista.
Será realizada uma atividade
de sensibilização através de diversos sons e cores, relacionando-as com o
artista Kandinsky. Também será realizada atividade com várias imagens coloridas
de revistas para entendimento a cerca da importância das cores na pintura em exercícios de experimentação das cores.
Avaliação:
A avaliação acontecerá a
partir da intervenção das acadêmicas-professoras realizada ao longo de
10h/aula. Será utilizado como instrumento de avaliação, o percurso realizado
pelos alunos (as), a participação e a realização das atividades. Serão realizados
exercícios para que compreendam que a avaliação nas aulas de artes deve ser um
processo contínuo de construção ao longo do percurso e não podendo ser avaliado
somente o produto final, mas o todo o processo.
Carga
Horária:
10 horas/aula
Período matutino e vespertino
Descrição
e Organização da Oficina:
No período matutino:
No primeiro momento as
acadêmicas-professoras se apresentaram e em seguida os alunos (as). Para dar
início a oficina será necessária à apresentação do tema. Será feita a
apresentação em Power point com a história do abstracionismo e a relação dos
artistas, como também uma breve explanação das biografias. Também a relação que
Kandinsky tinha com a música e a pintura. Explicar a eles que o abstracionismo
é um movimento modernista, e que a arte moderna nasceu de uma ruptura de
poéticas opostas e complementares da arte clássica e romântica, sugerindo ao
artista de seguir a realidade, libertando as suas percepções de quaisquer
preconceitos ou convencionalismo. A arte dita moderna aparece dentro da
historia da arte como uma contestação a arte acadêmica, e orientações realistas
recusando os hábitos de ateliê, de dispor e iluminar os modelos, dando um total
desinteresse pelo objeto e preferência pela paisagem e natureza morta.
Serão distribuídas obras
impressas dos artistas onde serão feitos alguns questionamentos: O que eu vejo,
o que eu sinto, o que isso me lembra? Sendo assim eles poderão fazer
comparações entre uma imagem e outra. Apresentar o alfabeto visual para
relembrar os elementos da linguagem visual.
Para iniciar a primeira prática artística, serão
distribuídas aos alunos (as) folhas com uma grade formada pelo cruzamento de
linhas negritadas para que os mesmos façam uma experiência de composição de
cores e formas, vivenciando o trabalho de Mondrian.
Através da organização de grupos de no máximo cinco
alunos (a), será distribuída partes do texto sobre a pintura nas aulas de arte
para que seja feita leitura e discussões e após a socialização com todos os
grupos.
Na sequência cada acadêmica
irá falar sobre as experiências vivenciadas nos estágios anteriores, mostrar o
que deu certo e o que não deu, de como foram às experiências desde a educação
infantil até os anos finais, mostrar os trabalhos e/ou as fotos.
No
Período Vespertino:
Iniciar com conversa a
respeito das aulas de arte, da postura do professor de arte, dos conteúdos a
ser trabalhado, da importância de se trabalhar a história da arte, como
realizar a leitura de imagens e a importância de realizá-la com as crianças
desde a educação infantil até os anos finais. Falar do trabalho com a cor, de
como deixar a criança pintar e explorar os diversos recursos utilizados durante
um exercício de pintura, de elas mesmas escolherem as cores na hora de pintar,
realizar suas próprias misturas, e a importância da orientação do professor. Na
sequência será realizada uma atividade com diversos tipos de música, ritmos e
velocidades, será distribuído aos alunos (as) bandejas com algumas tintas,
pincel e uma folha de papel A3 na qual eles ao ouvirem a música terão que
utilizar somente a cor e através de pinceladas que represente a intensidade, a
velocidade, o ritmo, porém sem utilizar nenhum tipo de símbolo, figura ou
desenho, apenas pinceladas. Sendo assim os alunos (as) poderão experimentar as
possibilidades da cor que serão pintadas nas folhas distribuídas e com as cores
escolhidas.
Neste momento será realizado
um exercício de experimentação e sensações com a cor a pintura e a música, a
qual para Kandinsky era de suma importância. Será distribuída uma folha de
papel A4, um pincel e um pote de tinta com uma única cor, os alunos (as) serão
vendados, onde ao som de uma música instrumental eles deverão pintar somente
elementos da linguagem visual. No decorrer da atividade as acadêmicas irão
trocar as cores sem que eles percebam. Ao final eles (as) deverão registrar
através de escrita o que sentiram durante a realização de tal exercício
proposto, o qual será anexado ao portfólio.
Neste momento serão
abordados quais conceitos traz a Proposta Curricular, os PCNS de arte e a
Bússola, sobre as aulas de arte na Educação Básica, também será discutido sobre
a importância e quais instrumentos deverão ser utilizados na avaliação das
aulas de arte, e de como o professor pode avaliar seus alunos.
Após distribuir 01 folha de
papel A4, um pedaço de papel em branco com um buraco feito no meio, (círculos,
quadrados e triângulos), e imagens de revistas que
tenham cores expressivas e em contrastes: Cada aluno (a) deverá passar o papel
com o buraco em cima da imagem e selecionar uma parte que seja significativa,
que lhe desperte algum interesse. Então deverá fazer um zoom na imagem, ampliando-a
em tamanho A4, podendo utilizar apenas a tinta, pois assim poderão experienciar
o trabalho com a cor.
Propor aos alunos (as) uma atividade de
escrita (poesia abstrata), realizar a explicação do que é uma poesia abstrata,
em seguida eles (as) deverão escrever em uma folha somente seu nome e um
parágrafo relacionado aos sentimentos por eles vividos durante este momento de
suas vidas, após as professoras-acadêmicas recolherão as folhas e farão uma
redistribuição das mesmas, as quais deverão ser trocadas entre todos (as). Ao
final será feita a leitura das poesias onde cada um poderá relatar como foi à
experiência de escrever e alguém continuar sua escrita.
Para finalizar a oficina
será entregue um questionário onde eles deverão responder questões formuladas
pelas acadêmicas para que seja avaliado o trabalho realizado neste dia.
Todas as atividades serão anexadas ao
portfólio para que eles façam uma análise do percurso realizado na oficina
proposta.
Referências:
KANDINSKY, Wassily. Do Espiritual na Arte/Wassily Kandinsky; [tradução Álvaro Cabral] –
2ª ed. – São Paulo: Martins Fontes, 1996.
GUIMARÃES, Luciano. A cor como informação: a construção biofísica, linguística e
cultural da simbologia das cores/Luciano Guimarães. – São Paulo: Annalube,
2000.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual/Dondis A. Donis; [tradução Jefferson
Luiz Camargo] – 2ª ed. – São Paulo: Martins Fontes, 1997.
ÁRGAN, Giulio Carlo, 1909 – 1992. Arte Moderna/Giulio Carlo Árgan:
[tradução Denise Bottmann e Frederico Caratti] – 2ª ed. – São Paulo: Companhia
das Letras, 1992.
KRAUBE, Anna-Carola. História da Pintura: Do Renascimento aos nossos dias; [tradução do
alemão: Ruth Correia e Miriam Tomás-Medeiros] – 2000.
PROENÇA, Maria das Graças
Vieira dos Santos. História
da Arte. São Paulo: Ática,1998.
ARAGÃO, Janaina de Sousa. Metodologia e Conteúdos Básicos de
Comunicação e Artes - Associação Educacional Leonardo DA Vinci (ASSELVI). –
Indaial: Ed. ASSELVI, 2007.
MONDRIAN, Piet. Plastic
art and pure plastic art and other essays,
1914-43. 3.ed. New York: Witttenborn, Schultz, Inc., 1951,
64 p. il. p&b.
PAPE, Lygia. Lygia
Pape, entrevista a Lucia Carneiro e Ileana
Pradilha. Rio de Janeiro: Lacerda Editores, Centro de Arte Hélio Oiticica,
1998, 81 p. (Coleção Palavra de Artista)
SCHAPIRO, Meyer. Mondrian, a
dimensão humana da pintura abstrata.
São Paulo: Cosac & Naif, 2001. 96 p. il. p&b. color.
SEUPHOR, Michel. Piet Mondrian, as vie, son
oeuvre. Paris: Flammarion, 1956, 444p. il.p&b. color.
MONDRIAN e a pintura Abstrata. Tradução: Sheila Mazzolenis. 1ª ed. São
Paulo (1991).
Nenhum comentário:
Postar um comentário