terça-feira, 1 de julho de 2014

Planejamento Anos Iniciais - Matisse



Tema: Um Estudo Sobre as Cores a partir de Henri Matisse ( 5º ano)

Conteúdos:
·         Henri Matisse - Biografia
·         Cores - Classificação e Percepção
·         Monocromia
·         Movimento Fauvista

Objetivos

Geral
Explorar o desenho da figura humana a partir de exercícios com cor, baseados nas obras de Henri Matisse.

Específicos
·         Apresentar aos alunos fatos da vida do artista Henri Matisse;
·         Associar fases da vida do artista e suas produções;
·         Diferenciar visualmente a partir de analise de imagens as obras e as fases da vida do artista;
·         Apresentar a obra Nu Azul lll enfatizando o uso de formas e cores;
·         Desconstruir a figura humana através de experiências artísticas.



Recursos Metodológicos
·         Papel A3
·         Papel Kraft
·         Revistas – Fotos de figura humana
·         Lápis de cor
·         Durex
·         Caneta para marcação retroprojetor
·         Multimídia
·         Imagens impressas
·         Diferentes papéis na core azul
·         Cola
·         Folha sulfite
·         Tesoura


Estratégias de Ensino
Será utilizado multimídia para explicação da biografia do artista Henri Matisse; Conversa sobre as obras do artista enfatizando a necessidade da cor dos elementos e das formas; Cópia das obras utilizadas; Desenhos de figura humana retiradas de revistas para base do desenho; Exemplos de figura humana em variadas posições para produção do desenho com colagem; Comparação de obras do artista bem como suas fases; Questionamento oral e escrito.

Avaliação
Sabendo que o estagiário realizará sua prática de intervenção em um período de 05h/a na classe, este deverá explicar o conteúdo a partir de exemplos concretos, sendo a aula expositiva e dialogada, a avaliação se dará a partir da assimilação e compreensão dos conteúdos. Para isso serão utilizados como instrumento avaliativo as respostas dos alunos diante do questionamento oral e escrito sobre o exercício visual produzido no coletivo como atividade final.

Carga Horária
05 horas/aula
Período Vespertino

Descrição e Organização das aulas
1º momento
Após serem recebidos e apresentados à estagiária-acadêmica, os alunos serão convidados a dirigirem-se até a sala de mídias da escola onde será trabalhada a biografia do artista Henri Matisse através de história elaborada no Power Point onde será abordado a trajetória de vida do artista e suas obras: A dança, Nu Azu III (obras a serem trabalhadas posteriormente) e Luxo, Calma e Volúpia e Taiti II como obras para comparativo. Ao retornarem para a sala convencional, duas obras trabalhadas terão ênfase: A dança e Nu azul III, alguns alunos receberão uma peça contendo uma parte da obra para ser montada a obra ampliada no quadro.
Após atividade realizada será feita a leitura da obra pelos alunos o que estão vendo, quais cores, o que a obra transmite, porque nem todos estão de mãos dadas (movimento), ausência do figurino e onde acontece a cena (ambiente), de qual material acreditam o artista ter utilizado para realização, após instigados será explicado que na primeira obra A dança nem todos os bailarinos estão de mãos dadas, que há dois bailarinos com as mãos quase encostadas mas sem se unir e que é bem provável que o artista tenha visto a dança como movimento do conjunto e pelo dinamismo; o pé de um dos bailarinos apoiado na fronteira partilhada pelo azul e pelo verde cores predominantes da tela; a representação da cor como elemento primordial da tinta, o azul profundo é o céu, verde o mundo terreno e o vermelho o barro da criação; o rosto dos bailarinos exceto o de um permanecem ocultos e os corpos levados pela velocidade da dança e torção com absoluta naturalidade e que todos os corpos são baseados no que está ao centro obtendo este maior detalhe, expressando traços curvos condicionando as linhas que formam os círculos que os bailarinos traçam no ar.
Para a segunda obra após os questionamentos será explicado que há uma vertente do abstracionismo, portanto não há linhas definidas como na primeira obra, que o artista tentou abordar o corpo prolongando suas curvas, porém continua com a ideia da cor, estrutura a forma a partir da cor seguindo o contraste ao organizar o desenho, recapitulando a que mesmo após a sua doença o artista não pode utilizar a plástica mas que desenvolveu obras como esta Nu azul III usando da minunciosidade sobre o espaço que trabalha onde não recorta, deixando a tesoura aberta usando o movimento livre do recorte, ressaltando a sensação do volume integrando fundo e recorte colados sendo constituído pelo espaço que separa as peças coloridas.
2º momento
Serão relembrado agora, pontos da vida do artista: nome, sua infância, apesar de burguês a importância do estudo, o inicio da pintura em sua vida, seu contato com a cor, sua aventura com o fauvismo, porque foi considerado um fauve, sua opinião sobre a arte, a composição utilizada em suas obras, sua dedicação ao uso das cores e a ruptura da pintura para o recorte. A obra A Dança será referencia para o primeiro trabalho, enfatizando que o artista teve como intenção nessa obra evocar a liberdade, a alegria e a comunhão – utopia, tentou proporcionar sensação de alivio no circulo dos dançarinos, as três cores: vermelho, verde e azul usadas com máxima intensidade realçando movimento, sua paixão pela vida simples dos povos semiorientais turcos e marroquinos, pois a obra referida, vem a partir de um momento que ele vê um grupo de camponeses numa dança circular de Sardegna.
Diante das informações da obra será distribuído uma figura humana (recorte de revista) para cada um relacionando com a obra quando trabalhado o humano como forma e então solicitado aos alunos que recortem somente a silhueta da figura e que a partir desse recorte seja feito com o contorno do lápis a representação da forma utilizando a composição através dessa silhueta trabalhando relação de figura-fundo ressaltando o uso das cores, contraste e movimento. Estando com a forma pronta, escolherão a cor a que definirá em sua intensidade. – 1ª fase da vida do artista.

Das 15:20 às 15:45 – Intervalo para lanche

3º momento
Enfatizando a fase da vida do artista após sua doença onde trabalhou com recorte/colagem, será apresentada aos alunos a obra Nu Azul lll e explicado a monocromia que há na obra, a ideia do artista substituir os signos por formas reais, a técnica do guache recortado abrangendo desde a sensação do volume até o abstracionismo quanto vertente. Será então entregue aos alunos desenhos de figuras humanas retiradas de revistas com variadas posições entregue juntamente com papéis de cores variadas, sendo escolhido para o trabalho individual apenas uma cor e folha A3. Em seguida solicitado que observem o desenho e realizem a desconstrução da figura humana com a técnica do papel rasgado enfatizando a forma, a cor e o volume.
Para finalizar as atividades do dia será relembrado as duas fases da vida do artista, cores, formas e volume fazendo comparativo com as duas atividades realizadas. Também será feito um questionamento por escrito contendo cinco questões para apropriação do conteúdo.

 Referências
- PEDROSA, Israel. Da cor à cor inexistente, Rio de janeiro, Léo Christiano. Editora LTDA. 9ª ed. – 2003.
- GUIMARÃES, Luciano. A cor como informação: a construção biofísica, linguística e cultural da simbologia das cores / São Paulo: Annalube, 2000.
- DONIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual / Donis A. Donis; (tradução Jefferson LuizCamargo) – 2ª ed. – São Paulo: Martins Fontes, 1997.
- ARHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora: nova versão / Rudolf Arheim, tradução de Ivonne Terezinha de Faria. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
- JANSON, H.W. Iniciação à história da arte. H.W. Janson, Anthony F. Janson. 3ª ed. São Paulo. Editora WMF Martins Fontes, 2009.
- Árgan, Giulio Carlo, 1909 – 1992. Arte moderna / Giulio Carlo Argan: tradução Denise Bottmann e Frederico Carotti – São Paulo: Companhia das letras, 1992.
- Krambe, Anna Carola, 2000. História da Pintura: tradução do alemão: Ruth Correia e Miriam Tomás Medeiros. Editora portuguesa Konemann, 2000.


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